Sennheiser celebra os 25 anos dos microfones Evolution Wireless

Julho, 2024- A 5ª Geração totalmente digital assume o controlo

Os últimos anos do século passado foram marcados pela ascensão do hip-hop e pelo renascimento da pop adolescente manifestado pelo enorme sucesso das boy bands e girl bands. Os filmes vencedores de um Óscar, Beleza Americana e Matrix, chegaram às salas de cinema do mundo inteiro e tornaram-se verdadeiros clássicos. Para a Sennheiser, 1999 marcou o nascimento da sua série de microfones sem fios de maior sucesso: Evolution Wireless. Lançada apenas um ano após os microfones com fios Evolution, a Evolution Wireless incluía vários sistemas de microfone de rádio e um conjunto de auriculares de monição. Desde então, a série passou por várias gerações e inovações, culminando com a transformação digital em 2020, com o lançamento do Evolution Wireless Digital.

Uma decisão corajosa

O Evolution e Evolution Wireless começaram com uma decisão corajosa que ia contra a tendência da época. No negócio da música em particular, muitos fabricantes de microfones estavam a colocar a produção em países de baixo custo. “Os nossos avó e pai sentiam-se encurralados. Não queriam comprometer a alta qualidade da Sennheiser, mas precisavam de preços mais acessíveis para o mercado da música”, explica Daniel Sennheiser. “Na altura, os engenheiros da Sennheiser sugeriram que a empresa poderia produzir microfones de alta qualidade de forma totalmente automática – e nós assumimos o risco e investimos nas linhas de produção necessárias.” Andreas Sennheiser acrescenta: “Eles criaram  a mais moderna linha de fabrico de microfones da época e o sucesso provou imediatamente que estavam certos. As vendas de microfones sem fios aumentaram tremendamente.”

Sempre melhor– em todos os domínios
Desde o início, a série Evolution Wireless beneficiou da experiência da Sennheseir em RF, no áudio em salas de espetáculo e em radiodifusão,” diz Andreas Sennheiser. “E com a nova geração que foi lançada, os nossos clientes e utilizadores podem ter a certeza de ter nas mãos a mais recente tecnologia sem fios RF.” A segunda geração do Evolution Wireless foi lançada em 2004, seguida da G3 em 2009 e G4 em 2018, cada geração melhor que a anterior em termos de recursos e funcionalidade. A classificação em sub-séries 100, 300 e 500 indica os recursos e a dimensão que se esperam dos sistemas.

A base de clientes rapidamente se estendeu para além do objetivo inicial da indústria musical: os famosos sistemas evolution wireless “-p” atraíram cineastas, realizadores e até estações de rádio. Muitas salas de espetáculos, com orçamentos limitados, optaram pela série 500. E o campo da comunicação empresarial ficou com a série 300.

O mais recente e o melhor – como utilizador final como foco

A quinta geração do Evolution Wireless foi lançada em 2020. Esta mudança de geração foi importante, uma vez que os sistemas precisavam tornar-se digitais para continuarem a apresentar a mesma qualidade de áudio e RF. A compatibilidade com a geração anterior – uma necessidade absoluta anterior- já não era possível, embora os sistemas analógicos e digitais possam ser utilizados em conjunto quando se utilizam os acessórios concebidos para o Evolution Wireless Digital.

“Para marcar esta mudança par o digital e aumentar o reconhecimento dos utilizadores, a quinta geração do Evolution Wireless não se chama apenas G5, mas Evolution Wireless Digital”, refere Andreas Sennheiser. “Também eliminamos as sub-séries e criamos series orientadas par ao utilizador, dentro da família de produtos.”

Começou no consumidor…

“Os grupos de discussão com utilizadores finais especializados das respetivas áreas contribuíram enormemente para o desenvolvimento da família Evolution Wireless Digital”, afirma Andreas Sennheiser. “Bandas em ascensão, técnicos de som ao vivo, especialistas em comunicação empresarial, cineastas e realizadores tornaram-se parte da equipa de produto – expressando os seus desejos e avaliando o desenvolvimento.”

 …e termina no consumidor

O resultado do trabalho são as sub-séries EW-D, para áudio profissional ao vivo, comunicações empresariais e aplicações educativas, e a EW-DP para cineastas, realizadores de filmes e equipas ENG. A transformação digital, não só melhorou a qualidade de áudio, como também acrescentou muitas opções para os utilizadores. “Por exemplo, as bandas e as colunas podem configurar o seu sistema sem fios de forma muito intuitiva através da aplicação Smart Assist -algo que não era possível, com um sistema sem fios UHF profissional”, afirma Andreas Sennheiser. “Os realizadores podem ativar remotamente o som de um entrevistado que tenha acidentalmente ligado o botão de silêncio. Um técnico de som não tem de se agachar frente à rack, pode agora ligar remotamente transmissores e receptores. Um integrador pode integrar sem problemas a tecnologia sem fios nos fluxos de trabalho mais alargados dos seus clientes. O que os utilizadores obtêm são sistemas meticulosamente concebidos que foram desenvolvidos a pensar nas suas necessidades.”

“ A comodidade do digital e a integração perfeita do fluxo de trabalho são fundamentais no áudio profissional atual e, com o Evolution Wireless, para o futuro digital do áudio”, conclui Andreas Sennheiser.

Partilhar notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email